terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mundo do Rock - Metallica 30 anos

Uma saga que já dura 30 anos e uma banda tão boa que ainda faz muito sucesso. Mais do que merecido um especial sobre essa magnífica trajetória. Com vocês: Metallica 30 anos.


Crescido no Dinamarca, filho de um tenista renomado, Lars Ulrich sonhava seguir a carreira do pai. Até que um dia, aos nove anos de idade, teve seu primeiro contato com o rock. Foi um show do Deep Purple em Copenhague, ele ficou apaixonado. Queria brincar de imitar a banda que tanto lhe encantara, então pediu à sua avó que lhe desse uma bateria.
Aos 15 anos mudou-se para os EUA onde se desencantou com o tênis e a música tomou de conta da sua vida por completo. Só desejava tocar em uma banda, então resolveu colocar um anúncio no jornal procurando por músicos. Foi quando conheceu o James Hetfield. Os dois se conectaram instantaneamente, um preenchia o vazio do outro, era como o YIN e YANG.
Além da música, o que movia a banda era o álcool e as mulheres.
A primeira formação da banda era Lars Ulrich (baterista), James Hetfield (guitarra e vocal), Dave Mustaine (guitarra) e Ron McGovney (baixo). Estes dois últimos permaneceram por pouco tempo, logo foram substituídos por Kirk Hammett e Cliff Burton. Pouco tempo Burton faleceu em um trágico acidente e Jason Newsted tornou-se seu sucessor.



O primeiro álbum da banda se chamou Kill 'Em All lançado em 1983 pela Megaforce Records. O álbum culminou o número 120 da Billboard 200.
O segundo se chamou Kill 'Em All, lançado em 1984.
O terceiro álbum foi lançado em 1986 e se chamou Master of Puppets.
And Justice for All o quarto disco da banda foi lançado em 1988.
Em 1991, o Metallica lançou o disco que ficou conhecido como o Álbum Preto, incluiu canções como Nothing Else Matters, Enter Sandman e The Unforgiven. Segundo o Ulrich, esse álbum é o que mantém a piscina aquecida e que é uma parte monumental da experiência do Metallica. O disco tornou-se o lançamento mais bem sucedido da banda atingindo o topo da Billboard.
Em 1996 lançaram o sexto disco batizado de Load.
Em 1997 veio o Reload o sétimo álbum.
Em 2001 Jason Newsted anunciou que iria sair da banda por causa de danos físicos após anos tocando. Nessa mesma época a banda deu uma pausa pois Hetfield estava em recuperação por causa das drogas e do alcoolismo.
Em 2003 realizaram novas audições para escolher o subistituto de Newsted. Robert Trujillo foi o escolhido. No mesmo ano, lançaram o oitavo disco da banda o St. Anger, estreando nos primeiros lugares das paradas da Billboard. 
Em 2008 foi lançado o último disco da banda, o Death Magnetic.
O Metallica hoje é uma das maiores referências do Heavy Metal, e exerce uma influência além das fronteiras aos rockeiros do mundo inteiro. E o sucesso que eles fazem?  É ainda super estrondante.


- Sonhem alto e se atrevam a errar. Eu os desafio a fazer isso, porque isso aqui (o sucesso do Metallica) é uma prova viva de que é possível transformar um sonho em realidade - disse Hetfield

Nenhum comentário:

Postar um comentário